sábado, 25 de abril de 2015

As melhores imagens capturadas pelo telescópio Hubble

No dia 24 de abril de 1990, há exatos 25 anos, o telescópio espacial Hubble entrou em ação. Ele talvez seja o mais famoso de todos esses telescópios, e não é por menos — nesse um quarto de século de vida ele registrou algumas das mais importantes e conhecidas imagens da astronomia. Para comemorar seu aniversário, selecionamos algumas das mais impressionantes fotos tiradas pelo Hubble. E, se isso não for o suficiente, você pode conferir muito mais no site da NASA.


Na nebulosa carina, um pilar de gás é banhado pela luz de estrelas gigantes e quentes. Novas estrelas se formam dentro desse pilar.


A Barnard 33 também é conhecida como nebulosa Cabeça de Cavalo e fica na constelação de Orion. 



A NGC 5584 é uma galáxia espiral barrada. Entre as principais estrelas da galáxia estão algumas pulsantes e uma supernova tipo Ia – uma classe especial de estrelas que explodem.


A nebulosa NGC 2074 fica em uma região próxima a uma nuvem molecular que funciona como incubadora de novas estrelas. Acredita-se que ela seja desse jeito devido a uma explosão de supernova que aconteceu lá perto.



A nebulosa Carina é um dos lugares mais dinâmicos e complexos na Via Láctea, e essa imagem espetacular foi feita a partir de uma montagem com 32 imagens capturadas pelo Hubble. A radiação ultravioleta de estrelas que habitam a nebulosa ajuda a formar esse cenário fantasioso dela.


A galáxia do sombreiro recebeu esse nome por motivos óbvios – ela parece um chapéu sombreiro. Com um núcleo brilhante, ela tem um disco achatado de material escuro que, com seu formato, dá o nome à galáxia.



 A Nebulosa de Carina,aqui temos pilares de poeira dentro dessa maternidade de estrelas – esses pilares são formados por poeira e hidrogênio frio.


A Nebulosa de Carina,aqui temos pilares de poeira dentro dessa maternidade de estrelas – esses pilares são formados por poeira e hidrogênio frio.


Uma das mais complexas nebulosas conhecidas, a Nebulosa do Olho de Gato também foi uma das primeiras descobertas. Ela é formada por 11 anéis de gás.

Fonte:Gizmodo




Nenhum comentário:

Postar um comentário