quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Gás que pode ser sete mil vezes mais nocivo do que o CO2



FOTO:Imperial
                       
O perfluorotributilamina (PFTBA), um composto sintético com 27 átomos de flúor, 12 átomos de carbono e nitrogênio. Este gás tem o potencial de ser mais prejudicial na questão do aumento do efeito estufa e das mudanças climáticas.
O PFTBA pertence a uma classe de compostos fabricados por mais de 50 anos pela indústria de eletrônicos. Os climatologistas ainda não sabem muito sobre ele, mas sempre desconfiaram de seus efeitos sobre o aquecimento global. E, agora, um estudo publicado na revista Geophysical Research Letters pode ter confirmado suas preocupações.
O estudo foi conduzido por cientistas da Universidade de Toronto, que descobriram que o composto pode permanecer na atmosfera e 'prender' calor na Terra por mais de 500 anos. Isso significa que uma única molécula de PFTBA tem o impacto climático equivalente a mais de 7 mil moléculas de dióxido de carbono, o famoso CO2.Mesmo assim, vale ressaltar: a concentração do composto na atmosfera é baixa: 0,18 por partes de trilhão, na área de Toronto, onde o estudo foi feito.

No entanto, de acordo com o climatologista Drew Shindell, do Instituto Goddard, da Nasa, o aviso está dado: é necessário buscar alternativas ao PFTBA na indústria dos eletrônicos para que, no futuro, ele não agrave a já dramática situação climática do planeta.A título de comparação, o CO2 tem uma concentração de 400 partes por milhão. Então, pelo menos por enquanto, não é possível 'culpar' o PFTBA pelas maior parte das mudanças climáticas. A principal responsável continua sendo a queima de combustíveis fósseis.

Fonte:Galileu


Nenhum comentário:

Postar um comentário